5 fonemas em Inglês para você conhecer hoje
Hello! Hoje viemos trazer a vocês algumas dicas relacionadas a fonemas! Para você, que tem dificuldade algumas vezes de entender os meandros da pronúncia do Inglês, aqui vão 5 fonemas que são problemáticos para grande parte das pessoas, e como resolver essa dificuldade! Here we go…
Quais são os fonemas do Inglês?
And the first one is…
1º fonema: O famoso e icônico “th”
Fonemas: /θ/, /ð/
Essas duas letras representam o autêntico e inimitável som da língua Inglesa. É o que faz ela ser única. E coincidentemente está entre os que as pessoas dizem ser o mais difícil de se fazer na língua.
Pra começar, temos o som representado pela letra grega /θ/. Ele está entre as letras ‘f’ e ‘t’, mas não é nenhuma delas. Para fazê-lo, basta colocar a língua entre os dentes e assoprar.
Viu? Parece difícil, mas não é. Assim que conseguir, tente pronunciar palavras como “think”, “three” e “teeth”. Simplificou? Awesome!
Depois temos o som representado pela letra grega /ð/. Ele está entre as letras ‘d’ e ‘v’, mas novamente não é nenhuma delas. Para fazê-lo, basta colocar a língua entre os dentes e dessa vez, vibrar! Sim! Ao invés de assoprar, você vai vibrar a sua língua. Assim que conseguir, tente pronunciar palavras como “the”, “that” e “these”. Sentiu-se mais solto agora? Good!
2º fonema: Nossa próxima parada é o “schwa”!
Fonema: /ə/
O schwa é um som típico em sílabas sem estresse, por exemplo, em palavras longas como “memory”, “chocolate” ou mais curtas como “the” ou “to”. O som lembra uma aproximação do “ã” no português, não sendo, claro, a mesma coisa.
O erro habitual é que as pessoas pronunciam a palavra sílaba por sílaba: me-mo-ry. Vamos corrigir isso? É só lembrar do seguinte: o inglês é uma língua estressada, não uma sílaba, e sílabas ou palavras não estressadas em inglês muitas vezes têm este som. Faça exemplos, treine, pratique a oralidade, e você vai pegar o jeito!
Ah, sim! Remember: existe a versão mais longa desse fonema, representada pelo símbolo /ʌ/. A diferença entre os dois está mesmo só na duração da pronúncia, como podemos notar em palavras como “but”, “up” e “some”, por exemplo.
3º fonema) Próxima parada: os sons da vogal “i”
Fonemas: /i/, /I/, /ai/
A letra curta “i” ou [i] como pronunciada(/I/) em palavras como “live”, “sit”, “fit”, “hit”, geralmente representa um problema, pois os alunos podem estar inclinados a pronunciá-los (/i/) como “leave”, “seat”, “feet”, ou “heat”.
Como consertar isso? Simples: bastante prática com estes pares de palavras confusas e com o paralelo dos fonemas /I/-/i/: “live-leave”; “sit-seat”; “fit-feet”, “hit-heat”, etc.
Primeiro diga cada um e se pergunte se consegue ouvir a diferença. Em seguida, repita cada conjunto. Certifique-se de escrever as palavras para que você possa ver a diferença na ortografia. Quanto mais prática você tiver, melhor pronunciará estas palavras!
Outro som importante associado à letra ‘i’ é o som /ai/, e esse é um que a gente tem que ter a máxima atenção. Procure sempre revisitar e ouvir repetidas vezes palavras como “life”, “while”, “fight”, “night”, entre outras em que essa sonoridade se manifesta.
4º fonema) Vamos para outro som interessante e desafiador para muitos alunos, o /æ/:
Sim, este é o fonema: /æ/.
Não se engane, é uma vogal. E tem um nome engraçado e difícil: ‘Near-Open Front Unrounded Vowel’, algo como um som não-circular frontal de quase abertura do aparelho fonador… ou seja, a sua boca! Quase abre, mas é quase.
Para simplificar um pouco mais, seria como se você estivesse falando “é” com uma leve abertura de boca quase caindo para o “a”, pronto. Entendeu? Ótimo!
Por ser assim um misto de sonoridades, às vezes as pessoas se confundem. Não se preocupe. Treine bastante. Faça o “é” e dê uma leve caidinha para o “a” sem brecar o som, mas sem realmente chegar lá. Treine com palavrinhas como “cat”, “hat”, “can”, “fact”, “last”, mas WATCH OUT: não confunda isso com o som de palavras como “egg” (/e/), por exemplo! Ok?
Last, but not least…
5º fonema) As temíveis consoantes silenciosas!!
Sem fonema, simples assim! E mesmo assim, problemático!
Este é um dos problemas que mais encontra eco pessoalmente com falantes de línguas latinas. Tendem por vezes a pronunciar consoantes que são silenciosas, como o “d” em “wednesday” ou o “g” em “foreign” e em palavras terminadas em -ing como “doing”, “making”, “going”, ou até mesmo o “s” em “island”.
Como resolvê-lo: Na nossa experiência, resolver este problema é tão fácil como escrever a palavra no quadro e riscar a letra silenciosa. É muito importante para si não só corrigir verbalmente a pronúncia e repetir, mas também escrevê-la. Tantas vezes quantas forem necessárias!
Uma dica que daremos: ignore que a letra está lá. Risque-a, como acima recomendado, ou então faça de conta que a “letra proibida” (que draminha, né? $) não consta na palavra, e pronuncie tudo, menos ela. Quanto mais você inculcar isso em você, mais fácil será!
Viu como não é tão difícil aprender os fonemas em inglês? Esperamos que essas dicas fonéticas tenham ajudado você de alguma forma!
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See ya’ll later!