5 personalidades para o Black Awareness
Procurando algo interessante para entrar no clima da história negra americana? Eis aqui uma lista de 5 grandes personalidades e seus grandes feitos para com o país em que vivem e o mundo.
Muhammad Ali
Muhammad Ali é o indisputável presidente dos atletas, tomando posse a 4 de Junho de 1967. Como pugilista, Ali é considerado o maior de todos os tempos. O seu estilo, o seu poder, a sua habilidade em lutar e ganhar uma medalha de ouro olímpica e o título mundial de pesos pesados três vezes foi sem precedentes. Na cerimônia memorial realizada após a sua morte em 3 de Junho de 2016, a sua viúva, Lonnie Ali, disse o seguinte: “Muhammad indicou que quando o fim chegasse para ele, queria que usássemos a sua vida e a sua morte como um momento de ensino para os jovens, para o seu país e para o mundo”.
Richard Allen
Ex-escravo. Nascido em 1760 em Filadélfia, “Negro Richard” ganhou 2.000 dólares para comprar a sua liberdade e a do seu irmão em 1780. Richard Allen, o nome que escolheu como libertado, atingiu a maioridade durante a Revolução Americana, tal como o movimento anti-escravidão e o Cristianismo estavam a ganhar proeminência. No sermão do Rev. John Palmer de 20 de Fevereiro de 1898 sobre o lugar de Richard Allen na história lê-se o seguinte: “Se a verdadeira grandeza consiste naquele heroísmo e devoção auto-sacrificial que torna um homem insensível e indiferente ao seu próprio bem-estar pessoal, interesse, conforto e vantagens, e se negar-se a si próprio de tudo por causa dos outros, e pela elevação e avanço dos outros, sem uma única promessa de recompensa – dizemos, se estas constituem grandeza, então Richard Allen, o primeiro bispo da igreja AME (African Methodist Episcopal Church), foi grande”.
Katherine Johnson
Katherine Johnson, 98 anos, foi uma física e matemática que ajudou a lançar a primeira utilização de computadores eletrônicos digitais na NASA, a agência governamental federal independente que se ocupa da investigação aeroespacial, aeronáutica e do programa espacial civil. A sua sabedoria com números e precisão foi tão bem considerada que a sua assinatura foi fundamental para que a NASA se modernizasse com computadores digitais. Johnson entrou a bordo em 1953 e trabalhou inicialmente num grupo de mulheres que faziam todos os cálculos matemáticos. Mas Johnson foi escolhida no grupo para trabalhar com a equipe de investigação de vôo. Foi Johnson que ajudou a calcular a órbita do vôo da Apollo 11 para a Lua de 1969. E foi Johnson a co-autora de 26 trabalhos científicos, que a NASA ainda se conecta através dos seus arquivos.
Martin Luther King Jr.
Acalme as almas medrosas que sentem que certas dificuldades não podem ser ultrapassadas. Dispense aqueles que dizem que nada deve ser feito. Acalme aqueles que procuram matar para o verem feito. Afaste a certeza de que a sua vida está em perigo mortal – quando é que não o foi? É claro que estamos a falar de Martin Luther King Jr., e o desafio é a Letter from a Birmingham Jail. Por que é que agora é tão difícil ver o sangue e o suor por detrás do monumento que o Rei se tornou? Talvez porque a resistência pacífica se sinta tão passiva nestes tempos difíceis? Mas quando é que alguma vez não o foi? Talvez a sua eloquência embeleze os sentidos com a sua beleza. Talvez o martírio ponha as suas exortações fora do alcance da pessoa normal. Ele foi um homem de realizações incríveis: líder seminal do movimento dos direitos civis, co-fundador da Conferência de Liderança Cristã do Sul, figura chave na Marcha por Emprego e Liberdade em Washington em 1963, o boicote dos ônibus de Montgomery, a Marcha de Selma a Montgomery em 1965, e contendor do Prêmio Nobel da Paz em 1964. E após o seu assassinato, a Medalha Presidencial da Liberdade, um feriado federal e um monumento em Washington, D.C.
Thomas Sowell
Um influente economista, Thomas Sowell nasceu em Gastonia, Carolina do Norte, em 1930. Quando tinha oito anos, a sua família mudou-se para Harlem, Nova Iorque. O seu pai, um trabalhador da construção civil, não encorajou Sowell a prosseguir o ensino superior, apesar de ele ter mostrado sinais iniciais de promessa acadêmica. Sowell abandonou o ensino secundário no décimo ano, trabalhou em vários empregos, e obteve um diploma do ensino secundário num programa noturno. Após dois anos de serviço com os Fuzileiros Navais dos EUA a receber formação como fotógrafo, Sowell entrou para a Howard University em Washington, D.C. onde se matriculou durante três semestres antes de se transferir para a Universidade de Harvard. Formou-se magna cum laude em Harvard e mais tarde obteve o mestrado e o doutorado na Universidade de Columbia e na Universidade de Chicago (Illinois), respectivamente. O principal mentor intelectual de Sowell na Universidade de Chicago foi o economista Milton Friedman, ganhador do Prêmio Nobel. Estudioso prolífico, Sowell já escreveu mais de 25 livros. Sua autobiografia, A Personal Odyssey, foi lançada em 2002. Em 1990, Sowell ganhou o Prêmio Francis Boyer do American Enterprise Institute. Em 2002 recebeu a Medalha Nacional de Humanidades por uma bolsa de estudo inovadora que incorporava história, economia e ciência política.
Vamos ficando por aqui porque sem dúvida a lista iria muuuuuuuuuuuito longe! Happy Black Awareness Day pra você!