7 fatos divertidos sobre o idioma Inglês!
Hello! Vamos contar algumas curiosities sobre nosso querido idioma Inglês? Mais de 840 milhões de pessoas ao redor do mundo falam Inglês como primeiro ou segundo idioma. É o idioma oficial de 67 países, além de 27 entidades não soberanas, como Hong Kong ou Porto Rico.
Assim, é essencial conhecer esse que é um dos idiomas mais falados do mundo. Mas hoje, vamos te contar algumas curiosidadezinhas sobre ele, alright?
Separamos aqui umas:
7 curiosidades sobre o idioma Inglês que talvez possam te interessar
Let’s?
01. O idioma Inglês é originário do que hoje é chamado de noroeste da Alemanha e da Holanda.
Começou como o idioma germânico ocidental da família de idiomas indo-europeus que está intimamente relacionado aos idiomas Frísio, Alemão e Holandês (na Bélgica chamado de Flamengo).
A língua-mãe, chamada proto-indo-europeu, foi falada há cerca de 5.000 anos por nômades que se acredita terem percorrido as planícies do sudeste europeu.
02. Quanto às borboletas, o nome original delas, “butterfly”, era na verdade “flutterby”.
Então, parece bem esquisito, não é? Mas tem um sentido! Acontece que quando as borboletinhas passavam, as pessoas diziam algo como “hey, they flutter by you!”, e a palavra “flutter” significa esvoaçar, bater as asinhas forte, aquelas asinhas que mais parecem papel celofane de tão delicadas!
Ou seja, elas ‘esvoaçam sobre você’, então o nome ficou “flutterby”. Mas, por alguma razão, talvez porque era de difícil pronúncia, acabou sendo anagramado para “butterfly”, e não, não tem nada a ver com “voo de manteiga”, como já ouvimos por aí!
03. Dizem que o Inglês é um dos idiomas mais felizes do mundo!
É isso aí! Ao que tudo indica, segundo estudos linguísticos, há uma considerável possibilidade de qualquer pessoa ficar feliz ao falar a língua Inglesa! Sem contar que é um idioma bem fácil de entender, não é verdade? Ah, e ainda, a palavra “happy” é usada 3 vezes mais frequentemente do que a palavra “sad”! Yeah!!
04. O idioma Inglês a única língua importante que não tem nenhuma organização que a oriente.
Ao contrário da Académie française, da Real Academia Española e da Rat für deutsche Rechtschreibung alemã, organizações responsáveis por controlar a evolução de seus respectivos idiomas em termos de uso, vocabulário e gramática, o Inglês simplesmente não tem absolutamente nenhuma organização reguladora dela. Deve ser por isso que é tão complicado separar palavras em Inglês, né?
05. O Inglês contém muitos “contronyms”.
Você deve estar se perguntando que raios são “contronyms”. Bom, “contronyms”, ou contrônimos no Português, são palavras que podem ter significados contraditórios dependendo do contexto.
Quando você usar essas palavras, certifique-se de que o contexto identifique claramente o significado pretendido! Exemplos são “apology”, “bill”, “consult”, “custom”, “fine”, e outras muitas palavras que podem ter mais de um sentido.
06. Mais de 80% das informações armazenadas em computadores em todo o mundo estão em Inglês.
Pois é, e isso não inclui somente documentos e obras literárias, mas também códigos-fonte de programas de computador. Vamos lembrar que a linguagem que se usa para se programar é todinha em Inglês! Portanto, eis aí mais um motivo para você aprender o idioma.
07. Shakespeare inventou muitas palavras do idioma
O famoso e celebrado escritor inglês de Hamlet, Romeo and Juliet, Macbeth e outras peças famosíssimas pode não ter inventado a língua, mas é autor de inúmeras palavras que usamos nela até os dias de hoje, como birthplace (local de nascimento), blushing (corar), undress (desvestir), torture (tortura), e muitas outras mais. E aí, compensa ou não compensa ler a obra de sir William?
E por hoje é isso, guys!
Esperamos que isso tenha aguçado ainda mais a sua curiosidade para descobrir a língua Inglesa! E qualquer coisa, estamos por aqui na The House para te ajudar, alright?
See ya!