7 Símbolos de Natal que não têm referentes no Brasil
Hi, everyone! Christmas is here again, folks! Para fecharmos o ano bem, vamos falar sobre os símbolos de Natal. Porém, vamos apontar aqueles referentes a coisas que não se veem ou não tem referencial no Brasil.
Let’s go?
Símbolos de Natal para conhecer
E saber mais detalhes!
1. Flor do Natal
First, vamos começar com a Flor do Natal. A Flor do Natal, conhecida pelo nome científico de Euphorbia pulcherrima, e também conhecida como bico-de-papagaio, rabo-de-arara e Estrela do Natal, é uma planta que vem do México, usada em decorações de Natal.
A lenda diz que em uma pequena vila mexicana morava uma menina pobre que não tinha presente para oferecer a Jesus no dia de Natal. Então um milagre acontece e ela oferece o presente mais lindo de todos.
2. Renas
A seguir, falaremos brevemente das Renas. É claro que todos nós já vimos renas, são bichos bem conhecidos do Polo Norte na época de Natal por serem eles a carregarem o Papai Noel em seu sleigh, sua carruagem; porém, vamos combinar, não se tem esses bichos no Brasil!
Não vemos renas aparecendo aqui e ali todos os dias, até porque esses bichos nem são daqui do Brasil.
Esses animais são usados como meio de locomoção, especialmente em regiões geladas do mundo, como o Alaska, o Polo Norte, etc.
3. Flocos de Neve
Os Flocos de Neve, nosso próximo símbolo de natal, também muitíssimo conhecido nessa época, é algo que a maioria esmagadora dos brasileiros desconhece, e muitos nunca vão chegar a ver na vida. Mas é um símbolo importante do feriado.
Como no Brasil predomina o clima tropical e faz um calor danado, é óbvio que não existem flocos de neve por aqui e muito menos neve. Mas sabe de uma coisa? São excelentes decorações para a árvore de Natal!
Os enfeites de flocos de neve adicionam um charme e glamour únicos à decoração geral da casa e da Christmas Tree.
4. Pinheiros
E por falar em árvore de Natal, temos também os pinheiros. O pinheiro de Natal é um dos maiores símbolos da decoração natalina e representa a vida.
Afinal é uma das poucas árvores que não perdem suas folhas e se mantém verde no inverno do hemisfério Norte, durante a época das festividades natalinas.
As espécies naturais mais usadas como árvore de Natal são as tuias, pinheiro-alemão e as kaizukas. E claro, aqui no Brasil, a gente vai de pinheiro de decoração mesmo, comprado na lojinha de 1,99!
5. Ponche Wassail
Agora vamos ver uma bebida que realmente não temos em nossos costumes natalícios: Ponche Wassail.
Originalmente das antigas palavras inglesas “Waes Hael” que significa “estar bem” Wassail é uma bebida tradicional natalina e um símbolo de natal de bons desejos e boa saúde.
6. Elfos
Vamos falar agora de uma criatura bem famosa, mas que ninguém nem nunca viu de perto: os elfos.
Originalmente advindos do folclore escandinavo, germânico e britânico, os elfos são pequenas criaturas imortais que possuem poderes mágicos.
Assim, acredita-se que eles protegem os lares contra o mal e recompensam o bom comportamento, mas pregam peças nas pessoas se elas se comportam mal.
Esses travessos seres chegaram ao folclore de Natal no século XIX, quando as celebrações do Natal estavam ganhando popularidade.
7. Último símbolo de natal: Boneco de Neve
Por fim, vamos fechar com um último símbolo, este bastante interessante e por isso vamos nos deter mais nele: o “Snowman“, o famoso Boneco de Neve. E nem preciso dizer a razão pela qual estes simpáticos seres feitos de neve não existem no Brasil.
O primeiro registro histórico dessas criaturas inimigas do calor foi mencionado no livro A História dos Bonecos de Neve, de Bob Eckstein. Nele, o autor menciona que o primeiro escrito sobre esses seres data da Idade Média, com uma ilustração desse tipo de figura datando de 1380.
Mas a criação do primeiro boneco que se tem notícia é um pouco mais tardia. Em 1809, um homem e sua filha decidiram esculpir formas na neve como maneira de afastar duendes indesejados que fossem capazes de roubar presentes de Natal.
Dessa forma, o boneco de neve nasceu como uma espécie de “scarecrow”, de espantalho guardião com direito a olhos, nariz, boca, mãos, chapéu e cachecol para compor o visual muito famoso em desenhos animados e também filmes que costumam retratar o período natalino.
Algumas histórias inclusive adicionam um aspecto mais religioso aos bonecos de neve. Nas primeiras histórias, por exemplo, contava-se que para cada boneco derretido um novo anjo nascia no seu.
Para outros, as três bolas usadas tradicionalmente para compor o corpo deste ser seriam uma representação da Santíssima Trindade (o Pai, o Filho e o Espírito Santo).
—
Que tal, gostou de conhecer esses símbolos de natal? GREAT! Para ler mais curiosidades como essas, acesse outros conteúdos no nosso blog. E se você gosta de Inglês e quer aprimorar esse idioma, você também pode escolher seu curso aqui na The House!
Dito isso, desejamos para vocês um MERRY MERRY CHRISTMAS, uma época de Natal cheia de luz e paz para todos! See ya’!