Como ter mais tempo para estudar Inglês e vencer a procrastinação.
Sabemos que atualmente todos nós estamos cheios de coisas para fazer durante nosso dia. Temos que resolver coisas no trabalho, assistir a reuniões, responder e-mails, preparar o almoço, o jantar, ajudar os filhos na tarefa, levar os filhos na escola, fazer as compras no mercado… e isso sem nem mencionar a vida pessoal! A academia que você pagou o plano anual e só vai uma vez ao mês, o livro que você leu cinco páginas e está empoeirado na mesinha do lado da cama, a série que você nem terminou o primeiro episódio ainda… Quando incluímos o curso de inglês nessa rotina doida, é quando você pensa “Não vai ter jeito, vou ter que deixar o Inglês pro ano que vem”, mas aí é que você se engana, pois adiar o curso nem sempre é a solução.
Falta de tempo ou prioridades diferentes?
Você com certeza já desejou que o dia fosse mais longo, mas será que você precisa mesmo de mais tempo ou talvez só precise organizar suas prioridades? Vamos pensar juntos: o que você não deixa de fazer no seu dia, não importa o que aconteça? Fazer suas refeições, cuidar da sua higiene básica, cuidar dos filhos e alimentar os pets são algumas das atividades que ninguém esquece ou fica sem tempo pra fazer, isso porque elas são necessidades, são prioridades. Será que você não está classificando o Inglês como uma “não prioridade”? Talvez porque você não veja resultados tão imediatos quanto gostaria, ou porque sente preguiça de estudar só de pensar em começar, pois sabe que o começo vai ser difícil e você vai cometer muitos erros. Na verdade, quando você não estuda Inglês por medo de errar ou pressa de ver resultados, você está procrastinando.
Procrastinação não é preguiça.
Procrastinação é a palavra da vez. Muita gente fala sobre, mas o que ela realmente significa? O Google nos diz que a procrastinação é a protelação do ato. Acontece quando você deixa um assunto para resolver depois e que de certa forma, é um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades, mas em outros casos, principalmente quando isso se torna corriqueiro, chega a ser prejudicial. Mas isso não lembra muito a famosa preguiça, quando você sabe que precisa realizar alguma atividade, mas demora pra começar? Aparentemente sim, porém são coisas diferentes.
Quando estamos com preguiça, não queremos fazer absolutamente nada. Apenas ficar em repouso, relaxado, sem muitos esforços. Já quando estamos procrastinando, evitamos alguma tarefa específica fazendo outras tarefas no lugar, isto é, substituímos uma atividade necessária por outra talvez não tão necessária assim. E como o próprio Google nos respondeu, é um comportamento normal, exceto quando se torna frequente e, principalmente, com a mesma atividade, por exemplo, estudar Inglês.
Insegurança e a recompensa de longo prazo.
Agora que sabemos identificar exatamente o que é a procrastinação, vamos entender o porquê isso acontece, e o que podemos fazer para não procrastinar. Quando adiamos uma tarefa, geralmente é porque essa tarefa é complexa ou chata (ou os dois ao mesmo tempo, rs), mas vamos ver por outro ponto de vista. Se você classifica a atividade como complexa, é porque você sente que não tem tanto domínio nela, ou seja, não sente segurança o suficiente pra realizar a atividade em si. E quando você classifica a atividade como chata, significa que você não recebe uma recompensa logo após a conclusão. Em outras palavras, procrastinamos porque não achamos que somos bons o bastante naquilo e/ou não vemos um resultado imediato; portanto, não temos um motivo claro pra finalizar aquilo.
Bye bye procrastinação, hello motivação!
Ok, aprendemos como perceber os sinais da procrastinação e entendemos um pouco melhor do porquê agimos assim. A pergunta agora é: “Como acabamos com isso de vez?“, e você já até deve ter concluído a resposta. Pra deixar de adiar os estudos, você deve entender basicamente duas coisas: vai ser difícil e o resultado não é imediato. Precisamos, de uma vez por todas, aceitar o fato de que quando começamos a estudar Inglês, é porque não sabemos Inglês, então obviamente vamos errar, ter milhões de dúvidas e dificuldades. E tudo bem, tudo isso faz parte do processo de aprendizado! E aprender algo novo não é do dia pra noite, é necessário prática constante e tempo. Pense que o tempo vai passar de qualquer jeito, então por que não começar logo e estudar um pouco por dia? Dessa forma, dia após dia, mês após mês, você fica cada vez mais perto do seu grande sonho de ser fluente!